quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Roleta Matemática – Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum

Clica no link que se segue e começa já a calcular o máximo divisor comum (MDC) e o mínimo múltiplo comum (mmc)entre dois números.

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/roleta/roleta_mat/roleta_mat.html

Podes colocar em prática os conhecimentos da sala de aula!

O QUE VÊ UM ASTRONAUTA

Vídeo filmado pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Podemos ver la extrema beleza do nosso planeta visto do espaço a pouco mais de 300 km de altitude. A voz que nos descreve o que vemos é do Dr. Justin Wilkinson, da equipa de astronautas da NASA.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

OUTONO

Não nos apercebemos que chegou, o tempo continua quente e poucas folhas amareladas voam ainda. Chegou o Equinócio do Outono, mais ou menos a 23. A única coisa que nos faz lembrar a estação do ano é o regresso às aulas. Estas correm devagar!... Aqui fica um vídeo de Tori Amos. Quem gosta de jazz e de rock alternativo, conhece-a. Uma voz deslumbrante.

CASTELLS

A equipa, a força e as leis da física.
Os Castells são torres humanas, uma tradição com 200 anos que começou em Tarragona mas que hoje se faz em toda Catalunha. Todos os elementos são importantes, mas os que estão na base, como uma espécie de contrafortes humanos, permitem que a pressão exercida pelo peso dos pisos superiores seja suportável pelos que estão mais abaixo. Em novembro de 2010, os Castells foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Este vídeo foi feito por David Oliete na Plaça de la Font de Tarragona a 18 de setembro de 2011.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENCICLOPÉDIA DA VIDA (EOL)

Rã verde de olhos vermelhos (Agalychnis callidryas). Imagen: Encyclopedia of Life/Kibuyu
Já está disponível a segunda edição de Encyclopedia of life (EOL), que oferece informação sobre um terço das espécies conhecidas e pretende reunir dados dos 1,9 milhões que se pensa existirem na Terra. EOL tem licença Creative Commons, é gratuita e resulta da colaboração online. É necessário esclarecer que num comentário do articulo de SINC diz-se que o número estimado de espécies na Terra não é de 1,9 milhões – que são as espécies conhecidas – mas 8,7, um número publicado em PLoS Biology.

O REGRESSO

Os pais estão ansiosos que os filhos regressem às aulas, a maioria dos alunos, sobretudo os mais novos, também. Os professores nem por isso. Cada um sabe o que acontece após as férias!... Para alegrar a chegada aqui ficam os The Embassy um duo sueco de música electrónica que a 27 de setembro editarão o segundo disco Life In the Trenches – The Other Side of 2001-2011 no qual aparece o tema Puttgarden.