segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Teste 8º

I

Neste grupo de escolha múltipla por cada resposta errada será descontado 0,.10 em cada resposta certa

1. Verdadeiro ou falso?

A. O lado mais comprido num triângulo rectângulo chama-se cateto.

B. A área de um triângulo é

C. Em todos os triângulos se pode utilizar o Teorema de Pitágoras.

D. O comprimento da hipotenusa é igual a soma dos comprimentos dos catetos

2. O João calculou o seguinte: mas tinha vários resultados.

Qual o verdadeiro?

A. 56 B. – 65 C. 65 D. – 56

3. O domínio de uma função vê-se no:

(A) eixo das abcissas

(B) eixo das ordenadas

(C) ponto de origem dos eixos

(D) nenhuma das afirmações é verdadeira

4. A temperatura da Terra a três milhões de metros abaixo dos nossos pés é cerca de cinco mil graus Celsius.

Qual dos valores estará correctamente escrito em notação científica?

A. 3000 x 103 m B. 3, 000 x 106 m C. 3 x 106 m D. 3 x 109

4. Dois triângulos rectângulos são sempre semelhantes se são:

(A) equiláteros (B) isósceles (C) escalenos (D) rasos

5 . De acordo com a figura e sabendo que o pilar menor mede 2m, a altura do pilar maior é

(A) 8 m

(B) 5 m

(C) 6 m ?

(D) 4 m 20 20 20

II

Neste grupo apresente todos os cálculos e justificações.

  1. A tabela seguinte mostra a relação entre o número de segundos entre o relâmpago e o trovão e a distância, em km, a que ocorre a trovoada.

Número de segundos

0

10

20

30

60

Número de Km

0

3,4

6,8

10,2

20,4

1.1 A distância em km depende do tempo em segundos. Esta correspondência é uma função?

1.2 Constrói o gráfico que traduza a mesma informação da tabela.

1.3 Qual é a imagem de 20? E o objecto que tem por imagem 10,2?

2 . Num encontro de juventude participavam 96 portugueses, 72 espanhóis e 48 brasileiros.

2.1. Qual é o maior número de grupos que se podem formar, de modo que cada país esteja igualmente representado em todos os grupos.

2.2. Quantos elementos de cada país estão num grupo?

3.

Imagem retirada do livro Matemática Dinâmica 8 da Porto Editora

4 . Calcula, aplicando sempre que possível as regras operatórias das potências

a) b) c)

5. Escreva sob a forma de uma única potência.

a) b)

6. Simplifica cada uma das seguintes expressões:

a) 2( a + 3) + 2( a – 5)

b)

7. No gráfico mostra-se o número de cadernos que os alunos do 8º E levaram para a escola no dia 12 de Fevereiro.

7.1. Quantos alunos tem o 8º E?

7.2. Qual é a percentagem de alunos que levaram dois cadernos na mochila?

7.3. Calcule a média, a mediana e a moda do número de cadernos.



Imagem retirada do livro Matemática 8º ano da Porto Editora

O professor: Carlos Jaime Quintas Lopes

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