terça-feira, 7 de outubro de 2008

Metade dos licenciados em engenharia chumbam no exame da Ordem



Artigo que deve ser lido com cuidado.O Bastonário da Ordem dos Engenheiros vem alertando para o problema do ensino facilitista.

Metade dos licenciados em engenharia chumbam no exame da Ordem

"Mais de 50 por cento dos licenciados em engenharia chumbam no próprio exame da Ordem, que é obrigatório para o exercício da profissão. Quem o diz é o bastonário da Ordem dos Engenheiros.
Em declarações à TSF, o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, criticou o facto de apenas metade dos 316 cursos de engenharia exigir a disciplina de matemática.

Fernando Santo afirmou que esta é uma situação que pode vir a comprometer o futuro do país.

«Este é um problema dramático, nós estamos a comprometer o futuro dos jovens, do país e estamos a fazer baixar o nível de muitas escolas que têm de se submeter a estas regras», considerou.

Para o bastonário da Ordem dos Engenheiros, este é um problema denunciador de um ensino de facilitismos.

«O problema não está no ensino superior, este é já uma consequência de um tipo de ensino de facilidades de escola-lazer do ensino básico e do ensino secundário. Enquanto não resolvermos esse problema dos 36 por cento de pessoas que saem do ensino secundário sem o completar, enquanto não mudarmos esse modelo de escola, a universidade acaba por estar refém da matéria-prima que chega», afirmou Fernando Santo."

Sem comentários: