quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SOMOS MUITO PREVISÍVEIS!


O artigo vem hoje no I, e merece ser lida. Somos animais de hábitos e muito "certinhos" quais relógios suíços. Talvez um pouco desacertados,mas se tal não acontecesse era uma pasmaceira e não haveria necessidade de estudos, nem de Estatística!

Sempre o mesmo: tudo o que faz é 93% previsível

Façam 100 quilómetros ou 100 metros por dia, o comportamento das pessoas é sempre previsível

Somos mais parecidos do que achamos

Todos diferentes, todos iguais - neste caso, igualmente previsíveis. O velho slogan foi reforçado com a publicação de um estudo na revista "Science" que prova que 93% das movimentações humanas no espaço são previsíveis.

A equipa liderada pelo professor Albert Lászlo Barabási's, da Universidade Northeastern, chegou a esta conclusão analisando os padrões de mobilidade de 50 mil cidadãos anónimos a partir dos seus telemóveis durante três meses. "Os indivíduos espontâneos estão largamente ausentes da população. Apesar das grandes diferenças nos padrões de viagem, descobrimos que a maioria das pessoas é igualmente previsível", explica Barabási's. O estudo contradiz as ideias do senso comum noutro ponto: é tão fácil prever o percurso de alguém que faz centenas de quilómetros por dia como de alguém que apenas atravessa a rua ou nem sai de casa. Outros critérios - como idade, sexo, língua, densidade populacional (zonas rurais versus zonas urbanas) - também não interferem. "Descobrimos que, apesar da nossa heterogeneidade, somos quase todos igualmente previsíveis", conclui o líder da investigação.

A mesma equipa já tinha publicado uma investigação semelhante em 2008, e descobrira que, independentemente dos percursos feitos, o padrão de deslocações das pessoas é repetitivo. A tendência para regressar a locais antes visitados predomina. Os autores dos estudos acreditam que estas conclusões podem ajudar a melhorar o planeamento das cidades, nomeadamente do tráfego.
Alexandre Soares

Publicado em 25 de Fevereiro de 2010 | Actualizado há 9 horas

Sem comentários: