quinta-feira, 8 de julho de 2010

PROTÕES PARA ESTUDAR OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO


Investigadores dos Laboratórios Nacionais do Sul (LNS) na Catânia,Itália, pertencentes ao Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN), lançaram uma luz sobre a origem de um dos mais extraordinários Manuscritos do Mar Morto. São uma colecção de uns 900 documentos que se descobriram há século em várias grutas próximas do Mar Morto e que constituem os textos bíblicos mais antigos conhecidos, datando desde o período de 100-200 a.C até várias décadas depois do nascimento de Cristo. Esta descoberta foi possível graças ao uso combinado de um novo sistema de análise conhecido como “XPIXE”, patenteado pelos Laboratórios Nacionais do Sul de INFN, e um acelerador de partículas situado na mesmo laboratório.
Os resultados das análises foram apresentadas dia 1 de Julho pelo Professor Giuseppe Pappalardo do INFN, na Conferencia PIXE 2010 no Surrey, Inglaterra.
As análises, que realizaram os físicos do INFN em colaboração com investigadores do IBAM-CNR, revelaram que um dos Manuscritos do Mar Morto, concretamente o Manuscrito do Templo (que não faz parte da narração bíblica, mas descreve a construção e vida de um templo e diz como se devem comunicar as leis ao povo), pode ter sido feito perto do Mar Morto, na área de Qumrán, onde se encontraram los Manuscritos. por outras palavras,os Manuscritos podem ter sido feitos no local.
Para saber mais ler: Interactions.org

Sem comentários: